TRILHAS
As caminhadas que oferecemos é para mergulhar na floresta e seguir sem pressa, com o objetivo de apreciar, relaxar e aprender com a natureza exuberante do Bioma Mata Atlântica.
Nessa página você encontra opções de percursos em São Bento do Sapucaí (SP), mas se desejar um pacote personalizado para fotografar as aves, nós montamos um roteiro específico para você.
Basta solicitar por e-mail.
Para quem tem interesse em conhecer as aves diretamente nas dependências das pousadas, apresento a Rede Hoteleira credenciada no Projeto Rota das Araucárias, nessa modalidade do turismo científico, você contribui para o avanço dos levantamentos da avifauna da Serra da Mantiqueira, além de passar momentos descontraídos e memoráveis em locais especiais.
PERMITA-SE
VALE DO SERRANO
FÁCIL - 2,2km - 2 a 3 horas
A planície aluvial no bairro do Serrano abriga populações tradicionais, áreas rurais e cachoeiras. As aves comuns que vivem ou visitam este percurso relativamente plano, encantam crianças e adultos. Espécies de anus, andorinhas, garças, gaviões, canários, sabiás, coleirinhos, chopins e tucanos são os grupos mais visualizados neste traçado.
BAUZINHO
FÁCIL - 4,2km - 4 a 5 horas
As áreas da Pedra do Baú são tão especiais que em 2009 foi criada a Unidade de Conservação, justamente pela beleza cênica e por abrigar espécies raras e endêmicas do bioma Mata Atlântica. O esforço físico para alcançar a Pedra do Bauzinho é relativamente leve e seu topo expõe a imensidão da Serra da Mantiqueira. Normalmente é possível observar aves como surucuás, piolhinhos, borboletinhas, sanhaços, saíras e até o ameaçado de extinção caneleirinho-de-chapéu-preto.
BAIRRO DO BAÚ
MODERADO - 7,7km - 5 a 6 horas
Para quem deseja uma caminhada longa, por vales e montanhas, onde as propriedades rurais surgem entre as florestas e plantações, com a vista magnífica para a Pedra do Baú. Tudo isso em harmonia com a natureza exuberante deste percurso. Aves como jacu, japu, maria-faceira, graúna, saíras, sabiás e saracuras são grupos que normalmente observamos neste circuito.
SERRA DA BALANÇA
DIFÍCIL - 7,2km - 6 a 7 horas
A divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais é demarcada pela Serra da Balança. Os 3,5km de subida íngreme são percorridos em ritmo lento, com o intuito de conhecer as aves que habitam essa área especial. Tecelão, falcões, periquitos e marias-pretas são grupos facilmente avistados durante a caminhada realizada por estradas de terra, trilha florestal e pastos.