Trilha do Matão
Essa trilha reserva rica diversidade, durante a primavera e verão ao clarear o dia, é comum ouvir o Tuju (Lurocalis semitorquatus) e também, espécies de Inhambus (Crypturellus obsoletus e C. tataupa). Avistar os representantes desse último grupo é uma tarefa bem difícil, já o Tuju adora dar "rasantes" nas cabeças dos observadores, o que torna o registro uma verdadeira missão aos birders.
A Vireo chivi (juruviara) é outra saga, pois vive boa parte do tempo nas copas das árvores e vocaliza o dia inteiro, mas dificilmente responde ao playback.
A trilha também é abrigo de aves mais faceiras, como o Sittasomus griseicapillus, que aliás, é a menor espécie de arapaçu que habita o interior das matas, cerradões e matas secas.
A vegetação densa e úmida de alguns trechos, favorece o desenvolvimento de muitos insetos, o que atrai muitas aves insetívoras, como os Philydor rufum (facilmente avistados), bandos mistos das famílias Thraupidae, Dendrocolapitidae, Picidae, Tyrannidae, Pipridae dentre outras.
A importância do fragmento é gigante, já foi observado no período da tarde, Platyrinchus mystaceus (patinho), Odontophorus capueira (uru), Pyroderus scutatus (pavó) e Hylopezus nattereri (pinto-do-mato).
Recomendações
Para realizar esse trajeto siga até o Clube Pinhalense, mas fique atento ao estacionar, evite a área de treinamento da auto escola, seja educado.
O traçado é estreito (aproximadamente 1,5m de largura), florestal e com camada de serapilheira, o que dificulta a visualização de animais peçonhentos, dessa forma recomendo a utilização de perneiras, calçado fechado, camisa manga longa e ter muita atenção.
Evite o contato físico com qualquer elemento natural, os reinos dos fungos e dos vegetais também reservam princípios ativos e você pode ser alérgico.
Caso ocorra algum acidente, procure atendimento médico imediatamente.
Vale lembrar que a floresta como um todo é viva.
Respeite, fale baixo, utilize roupas discretas, jamais alimente os animais e sempre deixe o local sem resíduos humanos. LEVE SEU LIXO e se possível, carregue o lixo do coleguinha, nem todos estamos no mesmo grau de evolução.
Vamos cooperar ;)