Psittacidae: A Família Sociável


A família Psittacidae é representada por espécies conhecidas como araras, maracanãs, tiribas, periquitos, apuins, maitacas e papagaios. A sua maioria busca alimento no reino vegetal, comem frutos, sementes, flores e até brotos de árvores, mas algumas espécies complementam a dieta com larvas e insetos.

Esse grupo é representativo no Bioma Mata Atlântica, segundo bibliografia especializada, são descritas 25 espécies que frequentam o território. Já no Triângulo das Serras (Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí), foram registradas 11 espécies distribuídas nos três municípios da Serra da Mantiqueira paulista.

Essa família apresenta elevado grau de endemismo, isto é, só ocorrem no Brasil. Dentre as aves, esse é o grupo que apresenta o cérebro mais desenvolvido e são capazes de imitar sons, inclusive palavras. Tais características associadas à coloração chamativa da plumagem estimulam seres humanos inconscientes a adquirir exemplares para criar como animal de estimação.

Fomentar esse mercado gera desequilíbrio ambiental e espécies são levadas a extinção, isso afeta diretamente a manutenção ecológica dos ecossistemas. Esteja consciente, NÃO compre. Lembre-se, só existe mercado quando há consumidor.



0 visualização

Todos os direitos reservados © 2020 por Rota das Araucárias

  • Envie um Direct
  • Avaliações