Onde devo plantar a araucária, sob luz solar intensa ou sombra?


Provavelmente essa é a primeira questão que surge ao adquirir as sementes (foto) ou uma muda (seja araucária ou não). Plantar em área aberta ou sob sombra?


Cientistas (biólogos, ecólogos, engenheiros florestais e agrônomos) investem em experimentos para compreender se a disponibilidade de luz é um fator limitante a regeneração da araucária em áreas florestais.

São diversas pesquisas que analisam essa questão, isso porque tais estudos ajudam a explicar os padrões passados de distribuição geográfica do pinheiro, além de prever o comportamento da espécie frente às mudanças climáticas e ainda buscam compreender quais são as variações ambientais que possam limitar a regeneração dessa tipologia florestal e consequentemente, o manejo adequado.


Santo Antônio do Pinhal. Foto: Rita de Cássia Sousa

Autores afirmam que a radiação pode influenciar o fenótipo dos pinheiros jovens. Traduzindo, as condições de luminosidade interferem na “aparência” da araucária, pois é, os tamanhos das folhas e formato das copas são delimitados não apenas pelo gene ou fase de desenvolvimento, mas a morfologia responde as condições ambientais que essas plantas estão expostas. Entretanto, vale ressaltar que as florestas são sistemas abertos, elas respondem a um conjunto de relações ecológicas intraespecíficas (mesma espécie) e interespecíficas (diferentes espécies), além das diferentes situações ambientais, como a razão carbono/nitrogênio. Assim, é complicado afirmar que as características morfológicas dos pinheiros juvenis são associadas somente a taxa de incidência solar.

Enfim, a ciência é assim mesmo, até o final da década de 80, por exemplo, muitos estudiosos afirmavam que a araucária era uma espécie estritamente heliófita, isto é, que ela não era capaz de se desenvolver totalmente em sombra ou meia sombra, que o pinheiro crescia obrigatoriamente sob luz solar plena, mas as pesquisas mais recentes sugerem a revisão dessa classificação (heliófita), por demonstrarem que o pinheiro-do-Paraná pode sim se estabelecer em áreas florestais sombreadas.


Então, seja sob sombra ou a pleno sol, PLANTE PINHÕES!


Todos os direitos reservados © 2019 por Rota das Araucárias

  • Envie um Direct
  • Avaliações
  • Acompanhe