Os nevoeiros na Serra da Mantiqueira

Contribuição hidrológica?


Você já parou para pensar que aquele nevoeiro pode contribuir de forma efetiva para o acréscimo de água dentro de um sistema florestal? Não!

Estava lendo o artigo de Furian (1994), ela afirma que em regiões montanhosas, com temperaturas moderadas e alta umidade do ar na atmosfera, o nevoeiro contribui para o regime hidrológico através da precipitação oculta (também denominada de precipitação horizontal).

Esse fenômeno ocorre devido à presença da vegetação, que atua como superfície de contato para a névoa, logo, através do impacto com essa barreira natural, chove dentro da floresta, mas fora, não, o nevoeiro só passa (FIGUEIRA et al., 2006; CICCO, 2009).


Vídeo elaborado e fornecido por GET Produções, 2020.

Local: aos pés da Serra da Balança (divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais).




Pesquisadores investigaram o tema (chuva oculta) no Parque Estadual da Serra do Mar, núcleo Cunha, SP. Anido em 2002 e Arcova em 2013, eles verificaram o percentual da precipitação oculta em relação a chuva que ocorre em área aberta. O primeiro autor descreve um acréscimo de até 8% da precipitação incidente na área. Porém, Arcova (2013) conclui que o nevoeiro não contribuiu significativamente para a entrada de água na floresta, pois constatou que a precipitação oculta é de apenas 0,27% da precipitação pluviométrica anual.


Como vocês podem ver, o tema é polêmico (aliás, a ciência é), até porque a demanda hídrica pela população humana da região sudeste do Brasil é extremamente elevada, o que torna "0,27% de chuva, praticamente insignificante para nós, seres humanos".



Foto: Rita de Cássia Sousa, 2012

Entretanto, tal umidade (mesmo que seja uma parcela pequena) contribui diretamente para a estabilização e desenvolvimento vegetal. Para vocês terem uma noção, foi observado por Cassana et al (2016) que a araucária é capaz de absorver água diretamente pelas folhas, quando o solo está seco.





Sim, ao invés de tentar sugar água pela raiz, onde não tem esse recurso disponível, o pinheiro consegue captar a água do nevoeiro para conseguir sobreviver e faz um fluxo reverso da seiva.


Eh, essas plantas são realmente admiráveis!

Todos os direitos reservados © 2019 por Rota das Araucárias

  • Envie um Direct
  • Avaliações
  • Acompanhe