Ecoturismo na Serra da Mantiqueira

Atualizado: Abr 19

Alternativa sustentável será próspera após epidemia. Esteja preparado.


Foto: Pedro Ribeiro Neto (2020)

A Serra da Mantiqueira está inserida no Bioma Mata Atlântica, que ocupa o quarto lugar dos 25 “hotspots” das áreas continentais prioritárias para a Conservação da Biodiversidade Mundial. Essa Serra é responsável pela manutenção dos Recursos Hídricos de diferentes bacias hidrográficas e resguarda espécies e ecossistemas ameaçados de extinção. É também classificada como Área Prioritária para Incremento da Conectividade, identificada pelo Programa Biota-Fapesp.



Foto: Rita Sousa (2018)

Devido sua importância e peculiaridades, a região tem grande potencial para o desenvolvimento ecoturístico, que pode proporcionar alternativas reais para a população local ampliar as oportunidades de trabalho, gerar receitas e promover a inclusão social. Entretanto, para trilhar esse caminho, conquistar um público qualificado e oferecer atividades que promovam a resiliência ambiental, é necessário analisar e planejar a oferta dos serviços com auxílio de especialistas, que poderão também facilitar a inserção e posicionamento empresarial perante o mercado.

O ecoturismo possui ampla ramificação de atividades, entre elas a Observação de Aves ou birdwatching é uma modalidade viável e recomendada para o desenvolvimento regional da Serra da Mantiqueira, mas antes de promover, é necessário conhecer a diversidade, planejar, preparar, amadurecer e profissionalizar os atores envolvidos e interessados neste ramo.




Todos os direitos reservados © 2019 por Rota das Araucárias

  • Envie um Direct
  • Avaliações
  • Acompanhe