Dica de hospedagem aos Observadores de Aves!

Você valoriza privacidade, sustentabilidade, vivências e contato com a natureza?


Bosque de Sapucaí - o refúgio. Foto (Rita Sousa, 2019)

Recomendo o Bosque de Sapucaí, localizado entre os municípios de Santo Antônio do Pinhal, Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí, região conhecida como “O Triângulo das Serras”, esse trecho da Mantiqueira Paulista ainda resguarda um fragmento florestal com dimensões significativas, de 100 hectares contínuos e o Sítio encontra-se na base dessa serra, próximo às margens da Bacia do Lageado. A área total do Bosque compreende 10 hectares e 70% são cobertos por uma manta verde, que abriga a biodiversidade da Mata Atlântica.


Tiê-sangue (Ramphocelus bresilius - Brazilian Tanager). Registro: Rita Sousa, 2019. .

A avifauna que frequenta o Sítio é diversa e abundante. Dentre as "queridinhas" dos observadores, destaque para o emblemático tiê-sangue, espécie que simboliza o Bioma Mata Atlântica. Vale mencionar também o tucano-de-bico-verde, ave que já foi considerada ameaçada de extinção, devido à caça indiscriminada.


Para entrar em contato com esses seres, que deixam os dias no Sítio mais harmônicos, você poderá caminhar pela Trilha do Bosque, que possui apenas 2,2 km de extensão, mas que apresenta diversidade de habitats, o que proporciona condições ideais para diferentes espécies de aves frequentarem a propriedade, seja para alimentação, vivência ou repouso.


Traçado da Trilha do Bosque de Sapucaí.

Até o momento foram catalogadas 70 espécies de aves, isso em apenas 2 manhãs e algumas observações pontuais de Alice e Daniel, os anfitriões. A certeza é que essa diversidade é maior e contamos com sua ajuda para que o Bosque de Sapucaí continue preservado e representativo. A lista completa da avifauna está disponível na plataforma internacional eBird (clique aqui), que aliás, é alimentada gradualmente.


Permita-se desvendar o Bosque de Sapucaí e observar essa diversidade, você fará bem para sua saúde física, psicológica e emocional.


3 visualizações

Todos os direitos reservados © 2019 por Rota das Araucárias

  • Envie um Direct
  • Avaliações