A biodiversidade e seus segredos

Você já observou quantas vidas existem em uma árvore?


O universo biológico. Foto: Rita de Cássia Sousa (2020).

Permita-se observar uma árvore. Contemplar o tronco e os ramos poderá surpreender você. Sugestiono você tentar contar quantas outras formas de vida estarão na planta, parece fácil, mas a biodiversidade pode estar camuflada e muitos insetos são especialistas nessa magia. Caso você pratique essa proposta na Mata Atlântica, você poderá observar outras plantas vivendo em plenitude na árvore que você escolheu apreciar.


Há tantas interações ecológicas ocorrendo simultaneamente em apenas uma árvore. Já presenciei redes tecidas pelas aranhas e também, as pinturas vivas compostas por fungos e algas, algo comum nas trilhas que percorro, mas já houve momentos raros, como contemplar um beija-flor engenheiro construir seu ninho com tais teias e líquens.


As curiosidades continuam, pois a vida brota nos ramos, as bromélias, por exemplo, são verdadeiros tanques aéreos e muitos anfíbios (principalmente pererecas) vivem mergulhados nessas piscinas naturais. A biodiversidade flui em uma árvore, é possível encontrar cigarras, borboletas, lagartas, abelhas, escorpiões, serpentes, macacos, esquilos, gambás e tantos outros seres vivos, portanto, existe um universo em apenas uma árvore.


Galha registrada por Rita de Cássia Sousa (2018)

Abrir os olhos e enxergar as relações ecológicas é um exercício de paciência, interesse e dedicação.

Exemplifico com a foto ao lado, as folhas dessa planta foram utilizadas como "incubadoras" entomológicas. Calma, vou explicar. Algum inseto depositou seus ovos nas folhas, a planta impulsionou células no local "afetado" (seja para combater ou cooperar, cabe uma discussão para novo post) e que originou tal estrutura anômala, denominada pelos botânicos como galhas. São tantos segredos reservados em apenas uma árvore, imagine o que pode existir em uma floresta... ou em um bioma.



Por isso incentivo você a contemplar e respeitar essa biodiversidade, que pode estar no seu quintal.





Todos os direitos reservados © 2020 por Rota das Araucárias

  • Envie um Direct
  • Avaliações