A história deste propósito

Olá, boas vindas a Rota das Araucárias, me chamo Pedro Ribeiro. Estou a frente dessa empresa e para você entender o propósito que apresento, vou te contar a trajetória que me trouxe ao ecoturismo.

 

Fui criado em meio aos morros que rodeiam a cadeia de serras da Mantiqueira e tive o privilégio de crescer rodeado pelo verde da Mata Atlântica. Acredito que este fato forjou o amor incondicional por estes lugares.

 

Antes de atuar como educador, era fotógrafo de eventos, teatro e esporte. Porém, minha motivação sempre foi retratar a natureza. Transmitir por meio das imagens, sensações de paz e plenitude vindas do contato nestes ambientes.

Rota das Araucárias São Bento do Sapucaí

Despertar o desejo de conexão com a biodiversidade era o objetivo, e ao notar a incompreensão das pessoas em relação as florestas e seres, decidi trabalhar com condução de grupos na Mantiqueira. Uma dedicação especial à educação ambiental.

 

As práticas promovidas eram voltadas ao montanhismo, pois este esporte foi um ponto de virada na minha vida. Só que tal modalidade cria certa barreira a quem busca vivenciar tamanha conexão, mas não tem condições físicas de caminhar tanto para isso.

 

Ao mesmo tempo, muita gente gosta de trilhar sem se aventurar. Despreocupadas com o ritmo da atividade querem apreciar o que há na floresta.

 

Isso me levou a buscar maneiras de desenvolver vivências para dar destaque à fauna e à flora. Sempre tive o desejo de valorizar toda a jornada e ir além das expectativas sobre as lindas paisagens.

Nesta busca conheci Rita, que me apresentou a observação de aves e confiou a mim tudo que construiu com a Rota das Araucárias, afinal, estava em uma nova fase de sua vida.

Achei o birdwatching formidável, pois de fato, valoriza a biodiversidade, aproxima a ciência e evita o turismo de massa, muitas vezes predatório quanto a integridade dos ecossistemas.

Além de toda ligação que os passarinhos fazem a interpretação ambiental e sensibilização, há efeitos socioambientais. Uma luz que pode trazer mudanças significativas na maneira que a sociedade lida com o meio ambiente.

O Propósito

POPULARIZAR A PRÁTICA DA OBSERVAÇÃO DE AVES

Pode ser que até hoje você caminhou por diversos lugares, mas sem ouvir os cantos próximos a você e a minha causa esta em mudar isso.
 

Ao reconhecer as aves, você vai estar presente para a biodiversidade ao seu redor. Apresentar os seres alados da Serra Mantiqueira é o inicio da jornada.
 

A avifauna tem muito a encantar com sua beleza, melodia e importância ecológica, mas além disso, há benefícios imensuráveis ao observar aves.
 

Para começar, a qualidade de vida.
Quem reconhece e contempla os passarinhos, possui acesso a uma terapia natural. Conectar-se a natureza é relaxante e pode ser a solução para quem sofre de estresse, insônia e ansiedade em sua rotina.

 

Relação Socioambiental
Entre o desconhecido para o cuidado com o meio ambiente, existe a ponte chamada birdwaching.

Como já diz o ditado: Quem conhece, protege. A observação de aves nos aproxima da natureza e da destaque as áreas de proteção ambiental o que auxilia a conservação da natureza.
 

Ciência cidadã
Através da ciência cidadã é possível envolver a comunidade local à pesquisa científica, e então, agir a favor da conservação. Mesmo durante o lazer proporcionado pelo birdwatching.

Observação de Aves - Rota das Aaucárias.png
Observação de Aves - São Bento do Sapucaí

A Rota das Araucárias zela pela transformação através da troca de conhecimentos durante as atividades, contar com guias experientes no bioma Mata Atlântica da Serra Mantiqueira, faz parte de nossa identidade. Assim garantimos a experiência que você merece vivenciar.
 

Segurança

  • Para assegurar a qualidade de suas experiências, disponibilizamos equipamentos de apoio e itens de segurança individual, sempre que necessário.
     

  • Nossos roteiros são privativos, isso quer dizer que atuamos somente com pessoas que sejam do mesmo convívio, para garantir a segurança de cada clientes e também da equipe. Esta política tem por consequência, a maior satisfação de quem nos contrata,  já que o atendimento é exclusivo.


Desde o planejamento da atividade até o momento de sua execução, tomamos medidas preventivas para evitar qualquer imprevisto.

 
Entre os cuidados tomados, destaco:

  • Envio de formulário para conhecermos as limitações e necessidades de quem nos contrata.

  • Estamos sempre equipados com o kit primeiros socorros e álcool em gel.

  • Contratação de seguro para cobertura em caso de acidentes.
     

Mínimos impactos 

A Rota das Araucárias garante o mínimos impacto causado nos ambientes naturais. Nosso objetivo é não deixar rastros das atividades realizadas.

Todo o suporte necessário será feito para que não sejam deixados resíduos ou marcas de nossas passagens.

A conduta prioriza a integridade dos ambientes que frequentamos, o cuidado com os animais e também de práticas educacionais sem qualquer interferência na fauna e avifauna.

Ecoturismo integrativo


Trabalhamos com opções para pessoas que possuem limitações físicas, incluindo idosos, cadeirantes, gestantes, crianças e recém nascidos.

Política de Atendimento