A história deste propósito

Olá, boas vindas a Rota das Araucárias, me chamo Pedro Ribeiro. Estou a frente dessa empresa e para você entender o propósito apresentado por aqui, vou te contar a trajetória que me trouxe ao ecoturismo.

 

Fui criado em meio aos morros que rodeiam a cadeia de serras da Mantiqueira e tive o privilégio de crescer rodeado pelo verde da Mata Atlântica. Acredito que este fato forjou o amor incondicional por estes lugares.

 

Antes de atuar como educador, era fotógrafo de eventos, teatro e esporte. Porém, minha motivação sempre foi retratar a natureza. Transmitir por meio das imagens, sensações de paz e plenitude vindas do contato nestes ambientes.

Rota das Araucárias São Bento do Sapucaí.JPG

Acreditava que poderia despertar o desejo de conexão com a biodiversidade e áreas naturais. Por consequência, mais valorização e proteção. 

 

Ao observar a carência na compreensão que as pessoas tinham pelas matas e seres, decidi trabalhar conduzindo grupos na Mantiqueira. Elaborar atividades para amplificar a percepção de quem eu pudesse instruir. Uma dedicação especial à educação ambiental.

 

As práticas promovidas eram voltadas ao montanhismo, pois este esporte foi um ponto de virada na minha vida. Só que tal modalidade cria certa barreira a quem busca vivenciar tamanha conexão, mas não tem condições físicas de caminhar tanto para isso.

 

Ao mesmo tempo, muita gente gosta de trilhar sem se aventurar. Despreocupadas com o ritmo da atividade, apreciar o que há na floresta.

 

Isso me levou a buscar maneiras de desenvolver vivências para dar destaque à fauna e à flora. Meu objetivo sempre foi honrar toda a jornada e ir além das expectativas de lindas paisagens.

Nesta busca conheci Rita, que me apresentou a observação de aves e confiou a mim tudo que construiu com a Rota das Araucárias, afinal, estava em uma nova fase de sua vida.

Achei o birdwatching formidável, pois de fato, valoriza a biodiversidade, aproxima a ciência e evita o turismo de massa, muitas vezes predatório quanto a integridade dos ecossistemas.

Além de toda ligação que os passarinhos fazem a interpretação ambiental e sensibilização, há efeitos socioambientais. Uma luz que pode trazer mudanças significativas na maneira que a sociedade lida com o meio ambiente.

Nossa Causa

O Verdadeiro Ecoturismo

O objetivo de reconectar pessoas ao meio ambiente, motivou a Rota das Araucárias a inovar com as práticas do ecoturismo.

 

Conduzir experiências que vão além da visita ao atrativo natural, de maneira que os visitantes possam aprender com a natureza, é o legado que deixamos. Por consequência, agregar em sua percepção sobre a Serra da Mantiqueira e Mata Atlântica.

 

Lugares incríveis fazem parte de nossas ofertas, mas os assuntos abordados durante as atividades, é o que torna cada passo memorável. Pois ao retornar para sua casa com uma bagagem preenchida por boas lembranças e muitos aprendizados, você passa a interpretar a natureza presente no seu dia-a-dia com novos olhares. 

 

Fenômenos climáticos, as singularidades de cada estação, a encantadora fauna, a diversidade da flora, a geografia local e as relações ecológicas são os protagonistas de todos os roteiros. Elaborados para exibir o que está oculto à maioria das pessoas, que colecionam trilhas, mas ainda desconhecem os lugares pelos quais caminham.

Como Operamos

Optamos pelos lugares e horários com menor volume e de pessoas para garantir experiências exclusivas.

Nossas opções são alternativas para quem deseja conhecer o lado oculto de São do Sapucaí, junto da essência na Mata Atlântica da Serra Mantiqueira.

Hiking

 Caminhadas em trilhas nas mais belas florestas de São Bento do Sapucaí. Entre as matas e morros, alcançamos o topo das serras que revelam paisagens de tirar o fôlego.  

 

Observação de Aves 

Com 290 espécies já registradas no município, de acordo com o portal Wikiaves, incentivamos esta modalidade como nossa principal atividade. Já que os benefícios socioambientais e científicos dessa prática são incalculáveis.

 

Pode ser realizada por qualquer pessoa, mesmo que exista um limite de locomoção. 

_DSC0115.jpg

Porque contratar a
Rota das Araucárias

A Rota das Araucárias zela pela transformação através da troca de conhecimentos durante as atividades, portanto se você procura uma experiência real no ecoturismo, da qual pode aprender sobre as questões ambientais e ecológicas do lugar que você está vivenciando, com mais alguns cliques irá alcançar este objetivo. 

 

Priorizamos contratar guias experientes no bioma Mata Atlântica, da Serra Mantiqueira. Para que estes possam garantir a transformação que desejamos proporcionar.

 

Para assegurar melhor aproveitamento de suas experiências, disponibilizamos equipamentos de apoio e itens de segurança individual.
 

Nossos roteiros são privativos, isso quer dizer que atuamos somente com pessoas que sejam do mesmo convívio, para garantir a segurança de todos os clientes e também da equipe. Esta política tem por consequência, a maior satisfação de quem nos contrata e o melhor aproveitamento das experiências escolhidas.

 

Protocolos de Segurança Contra a Covid-19
Desde o planejamento da atividade até o momento de sua execução, tomamos medidas preventivas para evitar a disseminação do covid-19.

 
Entre os cuidados tomados, destaco:
Envio de formulário para preenchimento aos participantes da atividade; seguimos protocolos de distanciamento e uso de máscara em ambientes fechados.

Os equipamentos fornecidos passam por um processo de higienização.

Estamos sempre equipados com o kit primeiros socorros e álcool em gel.

 

Mínimos impactos 

A Rota das Araucárias garante os mínimos impactos causados nos ambientes naturais. Nosso objetivo é não deixar rastros das atividades realizadas.

Todo o suporte necessário será feito para que não sejam deixados resíduos ou marcas de nossas passagens.

A conduta prioriza a integridade dos ambientes que frequentamos, dos animais e também de práticas educacionais sem qualquer interferência na fauna e avifauna.