Observe e seja

observado

CAÇADA

BENÉFICA

É possível, o que matamos é o tempo ao procurar as aves libertas pela Serra da Mantiqueira.    

TRILHAS

As caminhadas que oferecemos é para mergulhar na floresta e seguir sem pressa, com o objetivo de apreciar, relaxar e aprender com a natureza exuberante do Bioma Mata Atlântica.

Nessa página você encontra opções de percursos em São Bento do Sapucaí (SP), mas se desejar um pacote personalizado para fotografar as aves, nós montamos um roteiro específico para você.

Basta solicitar por e-mail. 

 

Para quem tem interesse em conhecer as aves diretamente nas dependências das pousadas,  apresento a Rede Hoteleira credenciada no Projeto Rota das Araucárias, nessa modalidade do turismo científico, você contribui para o avanço dos levantamentos da avifauna da Serra da Mantiqueira, além de passar momentos descontraídos e memoráveis em locais especiais.

PERMITA-SE

BIRDWATCHING

Quando observamos aves contemplamos liberdade, desafios, adaptações, batalhas, danças, alegrias e tristezas da vida.

Esse universo conhecido por birdwatching, é um caminho sem volta, porque você desperta todos os sentidos. Você começa a ouvir os diversos cantos por todos os lugares, até mesmo em um grande centro urbano.

Aquela vocalização vai aguçar sua curiosidade e você será pego parado, olhando para o céu, a procura do cantor escondido. Muitos te chamarão de louco ou nerd, mas isso é irrelevante ao comparar o sentimento de alegria que brota no coração. 

O trânsito parado poderá ser aquela oportunidade para você olhar a sua volta e perceber as aves que desfilam por seu caminho.

Os desejos e compulsões serão reavaliados, por amor aos alados. Parece que uma consciência surge gradativamente, até que você se torna mais presente.

Você pode ficar mais sensível, silencioso e paciente. 

Observar aves interliga pessoas, lugares, culturas, promove a educação, a pesquisa e reconecta o ser humano a natureza. 

Está preparado?  

VALE DO SERRANO

FÁCIL - 2,2km - 2 a 3 horas

A planície aluvial no bairro do Serrano abriga populações tradicionais, áreas rurais e cachoeiras. As aves comuns que vivem ou visitam este percurso relativamente plano, encantam crianças e adultos. Espécies de anus, andorinhas, garças, gaviões, canários, sabiás, coleirinhos, chopins e tucanos são os grupos mais visualizados neste traçado.

SERRA DA BALANÇA

DIFÍCIL - 7,2km - 6 a 7 horas

A divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais é demarcada pela Serra da Balança. Os 3,5km de subida íngreme são percorridos em ritmo lento, com o intuito de conhecer as aves que habitam essa área especial. Tecelão, falcões, periquitos e marias-pretas são grupos facilmente avistados durante a caminhada realizada por estradas de terra, trilha florestal e pastos.

BAIRRO DO BAÚ

MODERADO - 7,7km - 5 a 6 horas

Para quem deseja uma caminhada longa, por vales e montanhas, onde as propriedades rurais surgem entre as florestas e plantações, com a vista magnífica para a Pedra do Baú. Tudo isso em harmonia com a natureza exuberante deste percurso. Aves como jacu, japu, maria-faceira, graúna, saíras, sabiás e saracuras são grupos que normalmente observamos neste circuito.

POUSADAS CREDENCIADAS

Você está planejando a viagem? Conheça aqui a estada dos seus sonhos e que ainda incentiva a observação de aves nas dependências da propriedade.

Essa parceria foi criada pensando no seu conforto e comodidade, além de aproximar a pesquisa científica à sociedade.

Todos os direitos reservados © 2019 por Rota das Araucárias

  • Envie um Direct
  • Avaliações